Quem sou eu

Uma pessoa que está buscando a reforma íntima, e que acredita mais e mais na força dos pensamentos e nos benefícios da caridade! E que tem como objetivo fazer desse espaço um local para minhas reflexões e dos meus amigos. E viva a "liberdade de expressão"!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Muitos problemas e nenhuma solução


A educação no estado de São Paulo vem passando por graves problemas resultantes, entre outros fatores, dos 16 anos do governo tucano a frente da administração estadual. Esses problemas foram acumulando-se, acabando por resultar na grave situação que hoje a escola pública estadual se encontra. Hoje o professor da rede estadual tem que dar conta da difícil jornada de trabalho para ganhar um salário que segundo uma pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo, é o décimo quarto em comparação ao resto do Brasil e além da má remuneração é de praxe o professor se deparar com difíceis situações, como: a falta de materiais para serem trabalhados com os alunos, a falta de apoio pedagógico para com o professor, e a estrutura física também é um grande problema, pois muitas das escolas não tem salas adequadas ao número de alunos que é horripilante (hoje a lei permite que estejam matriculados quarenta e cinco alunos por sala no ensino médio e trinta e cinco no fundamental). A falta de laboratórios é um grande problema enfrentado pelos professores que lecionam as disciplinas de Biologia, Química e Física que se encontram de mãos atadas por não conseguirem ministrar suas aulas adequadamente .
O governo não fez fortalecer os Conselhos de Escola e tiraram todos os poderes dos grêmios estudantis inibindo o surgimento de novas lideranças, aí perguntamos, onde está a tão idolatrada “ Gestão Democrática”?
Pra que ter na proposta Curricular de História o conteúdo sobre o Iluminismo, onde estudamos Voltaire, um dos maiores defensores da liberdade de expressão, se na verdade mesmo, não temos a autonmia em sua pureza, para decidirmos sobre o rumo de cada comunidade escolar em particular?
Muita teoria, tudo parece lindo lá de cima, e lá de dentro daquelas salas aconchegantes e com um belo ar condicionado!
Vamos torcer para melhorar, mas pelo visto: Os próximos quatro anos prometem!
 Autor: Caio (aluno da Rede Estadual de São Paulo).
Colaboração: Julyana


2 comentários:

  1. Adoreii o texto Caio!! Gostei muito do blog...
    Pois é, parece que não vamos ter uma mudança tão cedo!!
    Temos que começar votar com responsabilidade para escolher nossos representantes...!!Entra e sai político mais o Brasil continua a mesma coisa!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, crítico e muito bem escrito..
    Eu não sabia que a lei permitia 35 alunos no fundamental, isso é desumano para qualquer professoer e para os alunos também. Adorei a citação sobre Voltaire, muito bem colocado. Parabéns!!

    ResponderExcluir