Quem sou eu

Uma pessoa que está buscando a reforma íntima, e que acredita mais e mais na força dos pensamentos e nos benefícios da caridade! E que tem como objetivo fazer desse espaço um local para minhas reflexões e dos meus amigos. E viva a "liberdade de expressão"!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Escola e lar




Olá pessoal!

Gostaria de começar agradecendo pelas oportunidades que a vida me oferece todos os dias, e de compartilhar com vocês uma história.
Vamos lá...
Hoje quase não tivemos alunos na nossa escola, decorrente da famosa semana do "saco cheio", quando bateu o sinal para as crianças entrarem, me dirigi até minha turma e lá estavam apenas 3 alunos. O primeiro pensamento que passou pela minha mente foi " Meu Deus, o que esses três vieram fazer na escola?". Bem, passei uma atividade para as crianças e começamos a conversar. Conversa vai, conversa vem, e eis que uma das crianças começa a falar de uma das coleguinhas que não estava presente. Falava de como a condição econômica dela era difícil. Quando me dei conta, as três crianças estavam expondo suas vidas familiares para mim, todas reclamavam dos pais, que eram alcoólatras e agressivos. Uma delas em particular me chamava a atenção, por detalhar as situações angustiantes e humilhantes que enfrentava todos os dias com seu pai. Uma frase da menina me chamou atenção: " Sabe professora, parece que ele tem alguém junto dele, fala de um jeito estranho, bate a cabeça na parede, eu fico com medo e rezo". Nisso, meus olhos já estavam cheios de lágrimas, quando resolvi perguntar: " Mas você não passa fome, né?", e ela me respondeu com aquele olhar doce e com a voz mansa: " Não professora. A mulher do bar nos dá os restos de alimentos todos os dias, graças a Deus não passamos fome".
Isso não foi tudo, ela ainda me contou muita coisa de sua vida.
Bateu o sinal, era o fim da minha aula. Saí com vergonha do que havia pensado quando vi as três crianças no iníco da aula, e tive a resposta do que elas tinham ido fazer na escola:
Buscar o carinho, o conforto, a alegria e a paz que elas não possuíam em casa!

"O triste é saber que essa história é a realidade milhares de crianças de todo o nosso país".

4 comentários:

  1. Acredito que os professores não conseguem apenas entrar, dar sua aula e não se envolver com cada aluno ali presente!
    Faz parte da profissão, que exige muita doação!

    ResponderExcluir
  2. Ju, acredito que ser professora, não e so dar aulas, dar provas, algumas das provas que voces professores tem de dar aos alunos de hoje, e saber lidar com a realidade que cada um tem em ver voces,muitas das vezes como alicerce,porque na casa de alguns como voce descreveu,eles apenas encontram, buracos e paredes em sustentação; professores hoje em muitas salas de aula, passam mais que materias, mas sim amor e dedicação.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário Mara, é assim mesmo que me vejo na escola, como um ponto de apoio para alguns alunos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. É a pura realidade das escolas. Os alunos levam seus problemas pra dentro da sala de aula por falta de apoio do poder publico que não atende esta população tão desamparada.

    ResponderExcluir